Para quem andou este tempo todo a tentar fazer da Islândia a projeção do paraíso democrático ao jeito de "o povo é quem mais ordena", inspirado nos ideais românticos marxistas com um piscar de olhos revolucionário (logo o país onde o cartão de crédito impera!) desengane-se. A distância faz-nos acreditar na maior fonte de desinformação - a internet, impulsionados pela lavagem cerebral das centenas de manifestos de pressupostos românticos e irreais que por lá circulam. É que o jardim dos outros é sempre mais verde do que o nosso. Não existem similaridades entre Portugal e a Islândia (com apenas 300 mil habitantes e onde quase todos se conhecem) a não ser, contrariamente ao que se acredita em Portugal, que nenhum dos grandes responsáveis do colapso económico está preso. O veredito do julgamento do ex-primeiro ministro Geir Haarde ditou que apenas é culpado de uma das quatro acusações: A de que falhou no seu dever constitucional de comunicação adequada com os ministros, não tendo feito as reuniões de emergência quando o colapso financeiro era já óbvio. Mas apesar de ter sido considerado culpado de um dos crimes de negligencia, não vai sofrer qualquer penalidade. Já agora, sabem quem paga este julgamento fantoche e de contornos políticos, que deixa a esquerda e a direita a dizer que ganharam (na Islândia como em Portugal)? O povo é claro! Os custos legais do julgamento, ronda os 24 milhões de coroas (aproximadamente 143.730,00 €) e serão pagos pelo governo (leia-se contribuinte). Todos os responsáveis maiores continuam "por aí" em liberdade. Não procurem exemplo nos outros e sim dentro de portas!
N.B Poderia colocar aqui os argumentos de defesa do primeiro ministro, não isentos de lógica. Os bancos eram instituições privadas que burlaram. Se alguém deve ser, em primeiro condenado, serão os seus donos (administradores) que manipularam os números, enganando todos os que neles depositaram confiança. Mas a responsabilidade de uns (administradores) e outros (politicos) é um debate mais complexo.
N.B 2 Já vi mais manifestos a circular na internet com a seguinte inscrição: "Islândia perdoa dívida hipotecária à população" e "Islândia triplicará seu crescimento em 2012 após prisão de políticos e banqueiros" (!!!!????). Pode ser-se ideologicamente de esquerda, pode até fazer-se parte de acampamentos. Mas as frases de cima mais não são do que terrorismo e tirania trasvestida com as cores da esquerda!
N.B 3 Eu até já ouvi o Carlos Carvalhas na televisão a dizer que os banqueiros na Islândia tinham sido presos. Pena eu não estar nesse "Prós e Contras" para perguntar o nome dos donos dos bancos detidos. Não poderia obter uma resposta maior do que o silêncio. Preso (até à data) apenas um responsável menor. O que é bem menos que o Duarte Lima e o Oliveira e Costa.
Acima de tudo, exista bom senso (e já agora, sentido critico a filtrar informação dos manifestos que a internet oferece, por muito românticos e simpáticos que sejam e mesmo que indo de encontro ao nosso desejo de um mundo melhor)
Branica Counters |
. Consultor e Guia Turístico
. Ao que me proponho - Currículo e outros dados - Contactos gerais
. Website
. Promo vídeos - Islândia
. Islândia - vídeo promocional 1
. Iceland-National Geographic spot
. Promo vídeos - Reykjavík
. Vídeo promocional 1-Reykjavík
. Vídeo promocional 2-Reykjavík
. Documentários
. Geothermal Energy in Iceland
. Os meus vídeos
. As minhas fotos
. a caminho de Vík - sul da Islândia
. Akureyri
. Húsavík
. Iceland
. Keflavík
. Outras fotos da Islândia
. Iceland
. Web pages gerais
. Aldrei fór ég sudur rock festival
. edições discográficas islandesas
. Kimi Records - Indie Islandesa
. Iceland AirWaves music festival
. Gljúfrasteinn-Laxness Museum
. Mývatn
. Winter Adventures North Iceland
. Web pages - Municípios
. Dalvík
. Husavík
. Web pages - Reykjavík
. Icelandic Symphony Orchestra
. Official Tourist Centre-Reykjavík
. Museum of Design and Applied Art
. Reykjavík Museum Photography
. National Film Archive Iceland
. Gallery Kling & Bang - art gallery
. Gallery Turpentine - art gallery
. Musiktilraunir Music Festival
. Web pages Akureyri
. Akureyri
. Nonnahús
. Outros blogs na Islândia
. Amizades intensas
. Blogs de música
. Dia Nacional da Islândia ...
. Dettifoss - a mais podero...
. Cod Wars: As guerras do b...
. Na Islândia também não ex...
. Ekki Múk - O regresso dos...
. A "Saga" do Great Auk Ske...
. "Ruiva", a baleia demonía...
. Pequenos momentos com cli...
. Formação Geológica da Isl...
. Eyjafjallajökull - Erupçã...
. De Thule a Iceland – Hist...
. Conhecendo Siglufjördur –...
. O colapso económico e out...
. Os melhores discos island...
. Húsavík - da pesca à obse...
. Eyjafjördur - entre o bra...
. Surtsey - A ilha vulcão e...
. A neve. Pela janela do qu...
. Atrás do sol da meia-noit...
. Considerações sobre a Isl...
. Resposta a um email: Skaf...
. Bang Gang: Indie guitar P...
. Islândia vs Brasil (parte...
. Islândia vs Brasil ou Ein...
. Mývatn – Um vídeo, um ret...
. Entre fiordes: Do Eyjafjö...
. Na senda de Nonni, Jón Sv...
. Björk Guðmundsdóttir: ret...
. Antecipando o Post sobre ...
. o pequeno arquipélago de ...
. Dísa - Uma voz, um achado...
. As Páginas Amarelas Islan...
. Vatnajökull (the sound of...
. Aldrei fór ég Sudur - O m...
. O futuro da economia isla...
. O coro vocal feminino EMB...
. A sexualidade na Islândia...
. Viajando pela Islândia co...
. Aurora boreal - A minha p...
. Área de Ski de Hlídarfjal...
. Os elfos e a mitologia nó...
. President Bongo dos GUS G...
. akureyri(6)
. ambiente(5)
. arte e cultura(7)
. curiosidades(6)
. economia(2)
. fenómenos da natureza(15)
. geologia(1)
. história e cultura(8)
. impressões(9)
. introdução(2)
. islândia(7)
. mitos e lendas(3)
. música(15)
. política(4)
. sexualidade(1)
. sociedade(4)
. tecnologia(1)
. viagens(11)
. vídeo(34)
Branica Counters |